Sempre me questionei sobre estas expressões.
Já encontrei materiais escritos das mais diversos modos, ensino-aprendizagem; ensino/aprendizagem; ensino aprendizagem...
Porém, depois que grande reflexão cheguei a uma conclusão, talvez seja a minha conclusão e quem ler possa não concordar. Mas vamos lá.
Quando penso em processo ensino-aprendizagem ou ensino/aprendizagem, dá a ideia de serem indissociáveis, que é um único processo, pois quando se ensina aprende. Mas acredito que não sejam um único processo.
Logo, defendo Processos de ensino E aprendizagem.
Pois quando se ensina, não necessariamente a alguém que aprende...Se fossem indissociáveis e ocorressem de forma paralela...Seria assim, quando ocorre o ensino, deveria ocorrer a aprendizagem. E não é assim que funciona, pois se fosse assim, onde entraria as dificuldades na aprendizagem? as falhas na construção do conhecimento? Pois, já que quando ocorre o ensino acontece a aprendizagem.
Pense bem, é o processo de ensino que ocorre dentro da sua dinâmica e dentro das suas especificidades e o processo de aprendizagem, que é algo muito individual, no seu tempo e dentro das especificidades do sujeito.
Temos que ultrapassar certos pré-conceitos teóricos, linguísticos e profissionais, para compreender que somos sujeitos únicos e singulares, cada um com o seu tempo de aprender.
Ninguém aprende da mesma forma e muito menos no mesmo ritmo.
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