Caro Professor,
O que trago não é nenhuma novidade, pois tenho certeza que você deve "saber de cor" sobre Dificuldades de Aprendizagens e que elas estão na sala de aula e todos os dias travamos batalhas para conseguir que alunos, que tenham essas dificuldades consigam ultrapassar seus obstáculos e vencer os desafios diários.
Contudo, ao trazer esse assunto, lembro que nesses dias atribulados em que vivemos, em que o professor assume uma gama variada de tarefas. Temos que olhar aquele aluno "sapeca" com olhos treinados, olhos que devem enxergar além do óbvio, pois muitas vezes, aquela desatenção e brincadeiras excessivas são um pedido de ajuda para que se possibilite novas oportunidades de aprendizagem e não apenas uma atitude opressiva comportamental com esse aluno que está fora do padrão e de uma norma estabelecida como parâmetro do bom aluno.
Algumas Características das Dificuldades de Aprendizagem
Algumas Características das Dificuldades de Aprendizagem
- Início do comportamento ou atraso sempre na infância.
- O transtorno está sempre ligado à maturação biológica de SNC.
- Curso estável.
- As funções afetadas incluem geralmente a linguagem, habilidades viso-espacial e motora.
- Há uma história familiar de transtornos similares e fatores genéticos têm importância na etiologia.
Principais Dificuldades Aprendizagem
- TDAH - Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade. Desatenção, inquietude e impulsividade. É um transtorno neurológico de fundo genético. Suas possíveis causas podem ser: hereditariedade, uso de substância na gestação, consequências no parto.
- Alguns sintomas e causas
- Mudanças repentinas de escola, cidade e separações.
- Problemas sociais, culturais e emocionais.
- Desorganização na rotina familiar excesso de atividades extracurriculares, pais muito ou pouco exigentes.
- Envolvimento com drogas, separações.
- Efeito colaterais de medicações
- Persistentes problemas na área da linguagem - de articulação, aquisição lenta de vocabulário, restrito interesse em ouvir, história, dificuldades em seguir orientações orais, soletração empobrecido, dificuldade em argumentar, problemas em redigir e resumir.
- Problemas com a memória - dificuldade na aprendizagem de números, dos dias da semana, em recordar fatos, em adquirir novas habilidades em recordar conceitos na memória imediata e de longo tempo, etc.
- Atenção - dificuldade em concentrar-se em algo que não seja de seu interesse pessoal, de planejar, de autocontrole, impulsividade, atenção inconstante, etc.
- Problemas com a motricidade - problemas na aquisição de comportamento de autonomia, relutância para desenhar, problemas 'grafo motores' da escrita (forma de letra, pressão de traço), escrita ilegível, lenta ou inconsistente, relutância em escrever.
- Lentidão na aquisição das noções de tempo e espaço, domínio pobre de conceitos abstratos, dificuldades na planificação de tarefas, dificuldades na realização de tarefas acadêmicas, provas, dificuldade de aquisição de novas aprendizagens.
- Dislexia - é a dificuldade que aparece na leitura, impedindo o aluno de ser fluente, faz trocas ou omissões de letras, inverte sílabas, apresenta leitura lenta, dá pulos de linhas ao ler um texto.
- Disgrafia - normalmente vem associada à dislexia, faz trocas e inversões de letras, letra ilegível.
- Discalculia - é a dificuldade para cálculos e números, não identificam os sinais das quatro operações, não sabem usá-los, não compreendem os enunciados dos problemas, não conseguem quantificar ou fazer comparações, não entendem sequências lógicas.
- Dislalia - dificuldade na emissão da fala, pronúncia inadequada das palavras, trocas de fonemas e sons errados (problemas no palato, flacidez na língua, lábio leporino).
- Disortografia - é a dificuldade na linguagem escrita e também pode ser consequência da dislexia. Troca de grafemas, desmotivação para escrever, aglutinação ou separação indevida das palavras, falta de pontuação e acentuação.
Isso é somente uma retomada, cabe ao professor interessado procurar aprofundamento para auxiliar seus alunos a superar seus desafios e obstáculos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário