terça-feira, 29 de agosto de 2017
Filme: Getúlio - Brasil
Agosto de 1954. O jornalista de oposição e dono de jornal Carlos Lacerda, sofre um atentado a bala na porta da sua casa em Copacabana. O pistoleiro erra o tiro e mata o Major da Aeronáutica Rubens Vaz, que fazia a segurança de Lacerda. O presidente da República, Getúlio Vargas, é acusado de mandar matar o maior inimigo político do seu governo. Getúlio passa a ser pressionado por lideranças militares e pela oposição para renunciar ao mandato. As investigações mostram que a ordem para o atentado saiu de dentro do Palácio do Catete. O tenente Gregório Fortunato, chefe da guarda pessoal do presidente e seu homem de confiança há anos, é acusado. Ao lado da filha, Alzira Vargas, seu braço direito na presidência, e colaboradores fiéis como Tancredo Neves e o general Zenóbio da Costa, Getúlio tenta se manter no poder e provar sua inocência. Diante das ameaças que pedem a deposição imediata do presidente, o presidente comete um ato extremo.
sábado, 4 de março de 2017
Experiência de estar no Cartel
Cartel: a importância do Não-Saber no espaço do conhecimento.
A experiência em participar de um Cartel é única, pois mesmo sendo uma atividade coletiva, as sensações e sentimentos que emergem desse momento é muito pessoal. A troca entre os membros é o ponto-chave para a construção de novos conhecimentos sobre a psicanálise e dentro desse espaço de conhecimento há um lugar muito importante que é o do Não-Saber, fazendo com que o sujeito saia de sua zona de conforto, destituindo-o do patamar de detentor do saber, patamar esse que nós elevamos tal pessoa ou a nós mesmos.
A beleza do Cartel é essa! Não há um mestre. Como me foi dito num Cartel que faço parte: "O não-saber é tão importante quanto o saber". Quando admitimos o não-saber, abrimos espaço para a construção de novos conhecimentos, aceitamos humildemente que a ignorância os acompanha e o saber pode vir e deve vir das mais diferentes áreas e lugares, precisamos de saberes heterogêneos e que em cada experiência ganhamos mais conhecimento e assim é o Cartel. A cada encontro são construídos novos saberes e são fortalecidos laços interpessoais que contribuem para o crescimento profissional e pessoal de cada cartelizante.
O Cartel como base da escola de Lacan, onde todo aquele que possui o desejo pelo conhecimento e/ou quer se aprofundar na teoria e prática psicanalítica pode participar, assim abrindo uma porta para uma diversidade de saberes, ao englobar pessoas das mais diferentes áreas do conhecimentos e com as mais diversas experiências de vida.
A participação em um Cartel parte primeiramente do desejo em estudar a psicanálise e sua relação com o sujeito e sociedade em todas as suas nuances. Quando 4 + 1 se encontram com o desejo em comum pelo saber psicanalítico, surge um Cartel, tendo como norte um assunto em comum, embasado por textos e escritos de Sigmund Freud, Jacques Lacan e outros expoentes da teoria e prática psicanalítica. Se debruçam afim de esmiuçar esses escritos, expondo suas ideias e pensamentos, tudo com o intuito da formação continuada e a construção de novos conhecimentos, num processo de ensino e aprendizagem mútuo e horizontal.
Nesses estudos vimos que textos como: Os Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905), Eu e o Isso (1923) e o Mal-Estar na Civilização (1930) de Sigmund Freud são extremamente atuais em 2016, sendo temas que ainda constrangem e polemizam nessa sociedade heterossexista e patriarcal. O que demonstra um grande grau de imaturidade dessa sociedade que não consegue evoluir aceitar (respeitar) a diversidade que está implícita ao ser humano.
Por fim, encontrei no Cartel o espaço de estudos que há muito tempo desejava. Um espaço de troca, onde cada sujeito está ali por prazer, em busca de autodesenvolvimento e que não há um ser que possua o saber total ou único. Um espaço de estudos, de reforçar laços interpessoais, criar amigos e parceiros. O Cartel é o espaço de estudos mais lindo e único que existe, pois há um grande lugar para o conhecimento, porém abre espaço para o Não-Saber, fazendo que esse experiência seja transcendental.
Thiago Lopes de Lima
Psicopedagogo e Coordenador de Comunicação do Fórum do Campo Lacaniano – Curitiba.
Marcadores:
Psicanálise,
Thiago
Local: Curitiba, Paraná, Brasil
Curitiba, PR, Brasil
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Início de ano
Oi pessoas queridas,
Estamos iniciando mais um ano.
2017 pode ser um maravilhoso ano e para que tudo dê certo, principalmente, se você está estudando, vai algumas dicas que poderão lhe ajudar nesse início.
Logo, logo estarei colocando mais dicas, que poderão lhe ajudar muito.
Mas lembre-se: Seu SUCESSO depende somente de VOCÊ.
Estamos iniciando mais um ano.
2017 pode ser um maravilhoso ano e para que tudo dê certo, principalmente, se você está estudando, vai algumas dicas que poderão lhe ajudar nesse início.
Logo, logo estarei colocando mais dicas, que poderão lhe ajudar muito.
Mas lembre-se: Seu SUCESSO depende somente de VOCÊ.
domingo, 22 de janeiro de 2017
Assinar:
Postagens (Atom)