domingo, 14 de fevereiro de 2016

O belo está onde você quer...


Sempre poderemos enxergar a beleza das coisas, se você desejar!
O belo está em todos os lugares e em todas as coisas, basta seu olhar estar preparado para reconhecer essa beleza. Já dizia o velho sábio: "Para quem ama o feio, bonito lhe parece.!" Sei que parece meio tolo ficar falando sobre a beleza do mundo e da vida. Contudo, por experiência própria, tenho percebido que a vida é melhor quando mudamos nossa visão sobre o mundo, sobre o outro e sobre nós mesmos.

terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

Diferentes Tipos de Sal

Dae, Pessoas!

A postagem de hoje é sobre “Os Diferentes Tipos de Sal”.... e trago esse assunto, pois um dos grandes males para a saúde é o Sal.... porém se o utilizarmos de maneira correta, ele será um agente muito benéfico para nossa saúde... Confesso que esse assunto me interessa, pois 2016 é um ano de grandes mudanças, principalmente de hábitos, para minha pessoa. Mas vamos ao assunto...

A recomendação da Sociedade Brasileira de Cardiologia recomenda o uso de 5 mg/dia de sal, contudo os brasileiros estão utilizando 3X mais do que a recomendação. Pessoas com hipertensão arterial devem consumir 2 mg/dia de sal.

Tipo de Sal
Mg Sódio / 1g de Sal
Sal refinado
400
Sal líquido (1ml)
110
Sal light
197
Sal marinho
420
Sal do Himalaia
230
Sal defumado
395
Sal negro
380
Sal do Havaí
390
Flor de sal
450


"Sal de Cozinha ou “refinado”: é o mais utilizado na culinária. O iodo foi adicionado ao sal pela primeira vez em meados de 1920 para combater uma epidemia de hipertireoidismo e o bócio. Ele é processado para remover impurezas (reduzindo os teores de minerais), e por ter uma textura fina pode ser misturado de forma mais homogênea. Um grama tem 400mg de sódio.

- Sal light: redução no teor de sódio com 50% de cloreto de sódio e 50% de cloreto de potássio. Indicado para pessoas que têm restrição ao consumo de sódio. Entretanto, indivíduos com doenças renais não devem utilizá-lo.

- Sal marinho: é mais caro do que o sal de cozinha por ser raspado manualmente da superfície de lagos de evaporação. Não é tão processado, preservando mais os sais minerais. Um grama contém cerca de 420mg de sódio. Pode ser grosso, fino ou em flocos. Dependendo da região que é retirado e da composição de minerais pode ser branco, rosa, preto, cinza ou de uma combinação de cores.

- Sal do Himalaia: cor rosa por ser rico em cálcio, magnésio, potássio, cobre e ferro. Um grama contém 230mg de sódio.

- Sal Defumado: acinzentado, é defumado sobre chamas da madeira, dando  sabor especial quando adicionado às preparações. Um grama contém cerca de 395mg de sódio.

- Sal do Havaí: coloração rosa avermelhada por causa da presença de uma argila havaiana chamada Alaea, rica em dióxido de ferro. Um grama possui cerca de 390 mg de sódio.

- Sal da Índia ou Negro: a presença de composto sulfúrico e ferro confere um sabor sulfuroso. Um grama contém 380 mg de sódio.

- Flor de sal: Contém 10% mais de sódio, na elaboração são utilizados apenas os cristais retirados da camada superficial das salinas. Sabor mais intenso e textura crocante, indicado acrescentar após a preparação do alimento. Um grama contém 450 mg de sódio.

- Sal kosher: utilizado para preparar carnes kosher, por remover o sangue rapidamente. Não dissolve tão rápido quanto o sal de cozinha e não é iodado.
fonte: G"



Então, já sabem.... Menos Sal e Mais Saúde!!!


Começando essa aventura...

Depois de muito tempo refletindo, resolvi adicionar meu primeiro 'post'... essa demora se deu pelo fato que eu ainda não tinha decidido qual seria o rumo desse blog... Ficava pensando será sobre Educação, Saúde, Psicos... Cinema... Livros.... Na verdade, demorei em compreender que esse 'blog' é sobre mim. Sobre tudo que acho interessante e gostaria de compartilhar com cada um de vocês... Enfim, será sobre Educação, Saúde, Cinema e tudo mais que me inspira a ser uma pessoa melhor e a enxergar as coisas boas que o mundo tem a oferecer.... Até breve!